O que são e como funcionam as lojas Facebook Shop e Instagram Shop?

 

Quando em Maio de 2020 foram lançadas as Facebook e Instagram Shops, ainda a pandemia ia no início e esta opção foi descrita pelo Facebook como uma “oportunidade para apoiar os pequenos negócios e facilitar as vendas online”.

As principais características são:

- Apresentar coleções personalizáveis para dar destaque aos produtos que quer vender.

- Uma experiência de loja online integrada disponível tanto no Facebook como no Instagram.

- Opções de design e ferramentas de design para ajudar a dar um toque de requinte à marca.

 

Desde essa altura, é possível navegar e comprar produtos diretamente da página de uma empresa no Facebook ou no seu perfil do Instagram.

Tanto o Facebook quanto o Instagram já suportam e-commerce - por exemplo, o Facebook tem o seu Marketplace e inclusive uma criptomoeda, a Libra.

O Instagram permite que os utilizadores comprem produtos apresentados em posts e em anúncios.

Mas as novas ferramentas de loja vão mais além, porque permitem que as empresas criem a sua loja completa no Facebook!

 

 

O porquê de o Facebook lançar as lojas

 Existem 3 razões muito fortes para isso:

 1. A pandemia tornou todos os consumidores ainda mais propensos a tratar os perfis do Facebook e o Instagram como uma fonte de informações importante e atual sobre restaurantes e lojas locais - se a nossa loja favorita mudou de horário, ou mudou para entrega online / coleta à porta (postigo) quase com certeza eles colocaram essa informação no Facebook ou Instagram.

Então, por que não aproveitar e permitir que os visitantes façam compras sem ter que sair das aplicações do Facebook e Instagram?

 

2. Também é importante lembrar que as consequências econômicas da pandemia tem prejudicado e acabado com muitas pequenas empresas - empresas que postam e anunciam no Facebook.

Portanto, a empresa tem todo o interesse em ajudar essas empresas a sobreviverem de todas as formas possíveis.

 

Numa sessão do Facebook Live, o CEO Mark Zuckerberg descreveu isso como uma forma de ajudar as empresas que estão a sofrer com o COVID-19, embora reconheça que isso não "desfará todos os danos econômicos".

 

3. O Facebook já está a pensar no mundo pós-Covid.

O próprio Mark também sugeriu que esta opção vai permanecer útil após a pandemia: “Acho que vamos continuar a viver mais as nossas vidas online e a fazer mais negócios online”.




O que é necessário para ter uma loja do Facebook ou Instagram?

As empresas podem criar uma loja no Facebook gratuitamente - basta fazer o upload do catálogo, escolher os produtos que desejam apresentar e personalizar com uma imagem de capa e cores de destaque. 

Os visitantes podem então navegar, guardar e solicitar produtos.

A empresa cobra “taxas” em cada compra, mas o dinheiro verdadeiro vem da venda de anúncios publicitários através de Facebook Ads. 

Ainda sobre as taxas de venda:

"Ao se efetuar uma venda, é deduzida uma taxa ao pagamento automaticamente.


Queres saber como podes criar uma loja Facebook ou Instagram passo a passo? Vê o video abaixo!


Atenção às Taxas de Venda

A taxa de venda é de 5% por envio ou uma taxa fixa de 0,40 USD para envios de 8 USD ou menos.O resto dos ganhos vai para a lojao.

O Vice-presidente do Facebook, Dan Levy descreveu isto como uma solução de "construir uma vez e renderizar em qualquer lugar", acrescentando que "a loja em si será muito consistente, seja no Facebook ou Instagram". 

O que vai diferir é como os consumidores descobrem as lojas, seja por meio do Facebook Marketplace ou num produto marcado através de uma foto no Instagram.

O Facebook lançou também a experiência Instagram Shop, que permite aos utilizadores navegar no  produtos diretamente do Instagram Explore e, avançar para uma experiência de compra a partir do guia de navegação principal do aplicação. 

Há também maneiras de os comerciantes apresentarem e vincularem os seus produtos de vídeo ao vivo a partir das suas lojas do Facebook, e para os consumidores ligarem programas de fidelidade às suas contas do Facebook.



Parcerias com outras plataformas

Como parte deste esforço, o Facebook fez parcerias com a Shopify, BigCommerce, WooCommerce e muitos outros parceiros de comércio eletrónico.

Os comerciantes poderm usar estas plataformas de terceiros para gerir as suas lojas do Facebook, bem como os anúncios vinculados a essas lojas. 

Por exemplo, a Shopify disse: “As lojas do Facebook permitem que os comerciantes do Shopify obtenham controle sobre a personalização e comercialização dentro do Facebook e Instagram, enquanto gerem os seus produtos, stock, pedidos e atendimento diretamente dentro do Shopify”.

 

São tempos muito interessantes para as redes sociais não achas?

Já utilizas loja Facebook ou Instagram?

Conta-nos tudo!


Fontes: Facebook

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 Super Ideias para Ganhares Dinheiro Com o Teu Site (para o mercado português)

Tranformação Digital - Disrupção Tecnológica e de Mentalidade

Shopify expande Shop Pay para o Facebook e Instagram