O que são e como funcionam as lojas Facebook Shop e Instagram Shop?
Quando em Maio de 2020 foram
lançadas as Facebook e Instagram Shops, ainda a pandemia ia no início e esta
opção foi descrita pelo Facebook como uma “oportunidade para apoiar os pequenos
negócios e facilitar as vendas online”.
As principais características são:
- Apresentar coleções
personalizáveis para dar destaque aos produtos que quer vender.
- Uma experiência de loja online
integrada disponível tanto no Facebook como no Instagram.
- Opções de design e ferramentas
de design para ajudar a dar um toque de requinte à marca.
Desde essa altura, é possível
navegar e comprar produtos diretamente da página de uma empresa no Facebook ou no
seu perfil do Instagram.
Tanto o Facebook quanto o
Instagram já suportam e-commerce - por exemplo, o Facebook tem o seu
Marketplace e inclusive uma criptomoeda, a Libra.
O Instagram permite que os utilizadores
comprem produtos apresentados em posts e em anúncios.
Mas as novas ferramentas de loja
vão mais além, porque permitem que as empresas criem a sua loja completa no
Facebook!
O porquê de o Facebook lançar as lojas
Então, por que não aproveitar e permitir que os visitantes façam compras sem ter que sair das aplicações do Facebook e Instagram?
2. Também é importante lembrar
que as consequências econômicas da pandemia tem prejudicado e acabado com muitas
pequenas empresas - empresas que postam e anunciam no Facebook.
Portanto, a empresa tem todo o interesse
em ajudar essas empresas a sobreviverem de todas as formas possíveis.
Numa sessão do Facebook Live, o
CEO Mark Zuckerberg descreveu isso como uma forma de ajudar as empresas que
estão a sofrer com o COVID-19, embora reconheça que isso não "desfará
todos os danos econômicos".
3. O Facebook já está a pensar no
mundo pós-Covid.
O próprio Mark também sugeriu que
esta opção vai permanecer útil após a pandemia: “Acho que vamos continuar a viver
mais as nossas vidas online e a fazer mais negócios online”.
O que é necessário para ter uma loja do Facebook ou Instagram?
As empresas podem criar uma loja no Facebook gratuitamente - basta fazer o upload do catálogo, escolher os produtos que desejam apresentar e personalizar com uma imagem de capa e cores de destaque.
Os visitantes podem então navegar, guardar e solicitar produtos.
A empresa cobra “taxas” em cada compra, mas o dinheiro verdadeiro vem da venda de anúncios publicitários através de Facebook Ads.
Ainda sobre as taxas de venda:
"Ao se efetuar uma venda, é deduzida uma taxa ao pagamento automaticamente.
Queres saber como podes criar uma loja Facebook ou Instagram passo a passo? Vê o video abaixo!
Atenção às Taxas de Venda
A taxa de venda é de 5% por envio ou uma taxa fixa de 0,40 USD para envios de 8 USD ou menos.O resto dos ganhos vai para a lojao.
O Vice-presidente do Facebook, Dan Levy descreveu isto como uma solução de "construir uma vez e renderizar em qualquer lugar", acrescentando que "a loja em si será muito consistente, seja no Facebook ou Instagram".
O que vai diferir é como os consumidores descobrem
as lojas, seja por meio do Facebook Marketplace ou num produto marcado através de uma foto
no Instagram.
O Facebook lançou também a experiência Instagram Shop, que permite aos utilizadores navegar no produtos diretamente do Instagram Explore e, avançar para uma experiência de compra a partir do guia de navegação principal do aplicação.
Há também maneiras de os comerciantes apresentarem e vincularem os seus produtos de vídeo ao vivo a partir das suas lojas do Facebook, e para os consumidores ligarem programas de fidelidade às suas contas do Facebook.
Parcerias com outras plataformas
Como parte deste esforço, o Facebook fez parcerias com a Shopify, BigCommerce, WooCommerce e muitos outros parceiros de comércio eletrónico.
Os comerciantes poderm usar estas plataformas de terceiros para gerir as suas lojas do Facebook, bem como os anúncios vinculados a essas lojas.
Por exemplo, a Shopify disse: “As lojas do Facebook permitem que os comerciantes do Shopify obtenham controle sobre a personalização e comercialização dentro do Facebook e Instagram, enquanto gerem os seus produtos, stock, pedidos e atendimento diretamente dentro do Shopify”.
Fontes: Facebook
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