Shopify expande Shop Pay para o Facebook e Instagram

O checkout Shop Pay da Shopify chegou ao Facebook e Instagram! Porque esta é uma notícia importante?  

Primeiro que tudo: O que é o Shop Pay da Shopify?

O Shop Pay da Shopify é uma aplicação de checkout rápido que permite ao cliente guardar o e-mail, cartão de crédito, informações de morada envio e faturação para que a transação possa ser concluída de forma mais rápida na próxima vez que aceder ao checkout do Shopify.

Dessa forma, é possível poupar tempo no checkout e em particular se esse cliente que retornar já tiver ativo o Shop Pay noutra loja Shopify.

 

Shop Pay da Shopify chega ao Facebook e Instagram

O Shop Pay chega ao Facebook e ao Instagram

O Shopify anunciou em fevereiro 2021 que se associou ao Facebook para expandir a sua opção de pagamento, Shop Pay, para todos os comerciantes do Shopify que vendem no Facebook e no Instagram.

Esta é a primeira vez que o Shop Pay fica disponível fora da própria plataforma da Shopify e representa uma grande expansão para a tecnologia de pagamentos proprietária da plataforma de comércio eletrônico Shopify.

 O Shop Pay ficará disponível primeiro para todos os comerciantes do Shopify a utilizar este checkout no Instagram nos EUA, e será lançado no Facebook nas semanas seguintes.

 


O Facebook já é uma das plataformas de marketing mais populares para as empresas presentes na Shopify

 Antes mesmo deste lançamento, a plataforma do Facebook já era um dos canais de vendas e marketing mais populares para os comerciantes da Shopify. 

Esta nova característica vai ajudar a aumentar ainda mais o uso destas plataformas sociais.

No início da pandemia do ano passado (março a abril de 2020), o marketing no Facebook e Instagram por meio da integração de canais do Shopify teve um crescimento de 36% no número de utilizadores ativos mensais, e esta tendência não dá sinais de abrandar.

Hoje, a opção de pagamento da Shop Pay é usada por grandes marcas B2C incluindo a Allbirds, Kylie Cosmetics (da conhecida Kylie Jenner), a Jonathan Adler, e muitasoutras.

Mais de 40 milhões de compradores agora usam o Shop Pay regularmente nesses comerciantes e em outros na plataforma da Shopify para concluir suas compras.


 

Ao longo de 2020, o Shop Pay ajudou os compradores a concluir 137 milhões de pedidos. E no final do ano, a Shop Pay havia facilitado quase US $ 20 bilões em GMV acumulado desde seu lançamento em 2017.

A Shopify afirma que o Shop Pay na sua própria plataforma é 70% mais rápido, com uma taxa de conversão 1,72x maior do que um checkout típico.

Também inclui rastreio e gestão de pedidos, e até ao momento, já rastreou mais de 430 milhões de pedidos.

Assim que estiverem disponíveis no Instagram, os consumidores poderão encontrar produtos com a etiqueta de comerciantes do Shopify na aplicação e, em seguida, adicioná-los ao carrinho da aplicação.

Ao finalizar a compra, o utilizador pode selecionar Shop Pay como opção de pagamento preferencial entre cartão de crédito, cartão de débito e PayPal.

O consumidor recebe um código de confirmação no seu telefone e, em seguida, digita o código para concluir o pedido sem sair do Instagram. 

Uma experiência semelhante estará disponível no Facebook.

Esses pedidos também podem ser rastreados por meio da aplicação Shop do Shopify, da mesma forma que aqueles processados no próprio Shopify.

 

O esforço de mudança das redes sociais para facilitar o comércio

 “As pessoas estão a adotar plataformas sociais não apenas para conexão, mas para comércio”, disse Carl Rivera, General Manager de Shop, num comunicado:

 “Disponibilizar o Shop Pay fora da Shopify pela primeira vez significa que ainda mais compradores podem usar o melhor e mais rápido checkout da Internet. E há mais por vir; vamos continuar a trabalhar com o Facebook para trazer uma série de serviços e produtos Shopify a essas plataformas para tornar as vendas sociais muito melhores…”


Esta não é a primeira opção de pagamento de terceiros integrada às plataformas de compras do Facebook, pois o PayPal também é aceito.

Mas é uma adição notável, dada a intensidade com que o Facebook impulsionou sua própria plataforma de "Facebook Shops", que incentiva os comerciantes a vender e realizar transações dentro dos seus próprios aplicativos - uma fonte ainda mais crítica de receita agora que as mudanças de privacidade da Apple impactarão os negócios de anúncios do Facebook.

 


Notícia boa para o próprio Facebook! 

A realidade é que ao  trabalhar com uma terceira entidade tão forte como o Shopify está a permitir ao Facebook aceder a um novo fluxo de receita.

A Shopify, no entanto, recusou-se a discutir o seu acordo financeiro com o Facebook.




Mas atenção! A Shopify não está a limitar-se ao Facebook no seu esforço de expandir os seus negócios de e-commerce.

No outono de 2020, ela também já fez parceria com a TikTok no comércio social, permitindo que os comerciantes publicassem os seus anúncios de marketing diretamente na plataforma de vídeo.

 

Atenção comerciantes com lojas no Shopify! 

  • Já tinham ouvido falar no Shop Pay?
  • O que acham desta opção de integração com o Facebook e Instagram?



Fontes: Techcrunch e Blog Shopify

Comentários

Mensagens populares deste blogue

5 Super Ideias para Ganhares Dinheiro Com o Teu Site (para o mercado português)

Tranformação Digital - Disrupção Tecnológica e de Mentalidade