Tranformação Digital - Disrupção Tecnológica e de Mentalidade

Transformação Digital.  O que é?


É uma mudança fundamental na forma como as organizações entregam valor aos seus clientes e colaboradores. 


Muitas empresas  associam transformação digital a adopção de tecnologia e outra associam a aumentar a visibilidade online do seu negócio, mas isso é incorreto. 


Para ajudar a entender melhor o que representa, coloco o post abaixo, baseado no artigo encontrado na Harvard Business Review.



Fonte: Pixabay


As empresas estão cada vez mais a despejar milhões de euros em iniciativas de “transformação digital” - mas então, porque uma alta percentagem delas não funciona?


Isso acontece porque as empresas colocam o carro na frente dos bois, focando-se primeiro numa tecnologia específica (precisamos de automatizar isto!!!), ao invés de primeiro terem o trabalho ajustar a mudança à estratégia geral de negócios. 



Não é sobre a tecnologia

Claro que necessita de um CRM e de certeza que necessita de processos automatizados de vendas, marketing e serviços,

Mas transformação digital, não é apenas uma questão de alinhar os investimentos em tecnologia com os objetivos de negócio. 

Também devem apoiar-se mais em conhecimento interno do que em consultores externos.

Reconhecer os temores de perda de emprego que esses profissionais possam ter. 

Desenvolver um conhecimento profundo de como as mudanças afetarão a experiência do cliente. 

Usar técnicas de processo emprestadas do mundo da tecnologia (experimentação, prototipagem, etc.) para facilitar a mudança.


Apesar de as tecnologias serem de ajuda, então porque muitos esforços de TD têm sucesso e outros falham?


Fundamentalmente, porque mesmo que as tecnologias digitais ofereçam possibilidades de ganhos de eficiência e aproximação ao cliente, se as pessoas não tiverem a mentalidade certa para mudar e as práticas organizacionais atuais forem incorretas, a TD vai simplesmente aumentar e dar maior visibilidade às falhas existentes. 


5 Lições que podem ajudam a liderar organizações através de transformações digitais bem-sucedidas


Lição 1: analise e afine a sua estratégia de negócios antes de investir em qualquer coisa.

Líderes que visam aprimorar o desempenho organizacional por meio do uso de tecnologias digitais costumam ter uma ferramenta específica em mente. A transformação digital deve ser guiada pela estratégia de negócios mais ampla.


Não existe uma tecnologia única que proporcione “velocidade” ou “inovação” como tal. A melhor combinação de ferramentas para uma determinada organização varia de uma visão para outra.


Lição 2: Aproveite os consultores internos. 

As organizações que buscam transformações (digitais e outras) frequentemente trazem um exército de consultores externos que tendem a aplicar soluções que se adaptam a todos em nome das "melhores práticas". 

A melhor abordagem para transformar as respectivas organizações geralmente é confiar em pessoas de dentro - uma equipa que tem conhecimento íntimo sobre o que funciona e o que não funciona nas operações diárias.


Lição 3: Desenhe e construa a experiência do cliente de fora para dentro. 


Se o objetivo da TD é melhorar a satisfação e a proximidade ao cliente, então qualquer esforço deve ser precedido por uma fase de diagnóstico com informações detalhadas dos clientes. 


A única maneira de saber o que e onde alterar é por obter informações extensas e aprofundadas dos clientes. Nada melhor que falar com a equipa de serviço ao cliente.


Lição 4: Reconheça o medo dos funcionários de serem substituídos. 

Quando os funcionários percebem que a transformação digital pode ameaçar seus empregos, eles podem, consciente ou inconscientemente, resistir às mudanças. 

Se a transformação digital se revelar ineficaz, a administração acabará por abandonar o esforço e seus empregos serão salvos (ou assim o pensam os funcionários). 

É fundamental que os líderes reconheçam esses medos e enfatizem que o processo de transformação digital é uma oportunidade para os funcionários atualizarem os seus conhecimentos e adequarem-se ao mercado do futuro.


Lição 5: Traga uma cultura de start-up para dentro. 

As start-ups são conhecidas pela agilidade na tomada de decisões, prototipagem rápida e estruturas planas. 

O processo de transformação digital é inerentemente incerto: as mudanças são feitas de forma provisória e depois ajustadas; 

As decisões precisam ser feitas rapidamente; e grupos de toda a organização precisam envolver-se. 

Como resultado, as hierarquias tradicionais atrapalham. É melhor adotar uma estrutura organizacional plana que seja mantida um tanto separada do resto da organização.


A mentalidade a adoptar é que a mudança é boa, permanente e  impossível de contrariar. Sem esta mentalidade, não há Transformação Digital que possa funcionar em pleno.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Dicas de Marketing Digital para Serralharias em Portugal

Shopify expande Shop Pay para o Facebook e Instagram

O Pinterest lança Story Pins e abre uma nova via de comunicação para marketers!