Tranformação Digital - Disrupção Tecnológica e de Mentalidade
Transformação Digital. O que é?
É uma mudança fundamental na forma como as organizações entregam valor aos seus clientes e colaboradores.
Muitas empresas associam transformação digital a adopção de tecnologia e outra associam a aumentar a visibilidade online do seu negócio, mas isso é incorreto.
Para ajudar a entender melhor o que representa, coloco o post abaixo, baseado no artigo encontrado na Harvard Business Review.
As empresas estão cada vez mais a despejar milhões de euros em iniciativas de “transformação digital” - mas então, porque uma alta percentagem delas não funciona?
Isso acontece porque as empresas colocam o carro na frente dos bois, focando-se primeiro numa tecnologia específica (precisamos de automatizar isto!!!), ao invés de primeiro terem o trabalho ajustar a mudança à estratégia geral de negócios.
Não é só sobre a tecnologia
Claro que necessita de um CRM e de certeza que necessita de processos automatizados de vendas, marketing e serviços,
Mas transformação digital, não é apenas uma questão de alinhar os investimentos em tecnologia com os objetivos de negócio.
Também devem apoiar-se mais em conhecimento interno do que em consultores externos.
Reconhecer os temores de perda de emprego que esses profissionais possam ter.
Desenvolver um conhecimento profundo de como as mudanças afetarão a experiência do cliente.
Usar técnicas de processo emprestadas do mundo da tecnologia (experimentação, prototipagem, etc.) para facilitar a mudança.
Apesar de as tecnologias serem de ajuda, então porque muitos esforços de TD têm sucesso e outros falham?
Fundamentalmente, porque mesmo que as tecnologias digitais ofereçam possibilidades de ganhos de eficiência e aproximação ao cliente, se as pessoas não tiverem a mentalidade certa para mudar e as práticas organizacionais atuais forem incorretas, a TD vai simplesmente aumentar e dar maior visibilidade às falhas existentes.
5 Lições que podem ajudam a liderar organizações através de transformações digitais bem-sucedidas
Lição 1: analise e afine a sua estratégia de negócios antes de investir em qualquer coisa.
Líderes que visam aprimorar o desempenho organizacional por meio do uso de tecnologias digitais costumam ter uma ferramenta específica em mente. A transformação digital deve ser guiada pela estratégia de negócios mais ampla.
Não existe uma tecnologia única que proporcione “velocidade” ou “inovação” como tal. A melhor combinação de ferramentas para uma determinada organização varia de uma visão para outra.
Lição 2: Aproveite os consultores internos.
As organizações que buscam transformações (digitais e outras) frequentemente trazem um exército de consultores externos que tendem a aplicar soluções que se adaptam a todos em nome das "melhores práticas".
A melhor abordagem para transformar as respectivas organizações geralmente é confiar em pessoas de dentro - uma equipa que tem conhecimento íntimo sobre o que funciona e o que não funciona nas operações diárias.
Lição 3: Desenhe e construa a experiência do cliente de fora para dentro.
Se o objetivo da TD é melhorar a satisfação e a proximidade ao cliente, então qualquer esforço deve ser precedido por uma fase de diagnóstico com informações detalhadas dos clientes.
A única maneira de saber o que e onde alterar é por obter informações extensas e aprofundadas dos clientes. Nada melhor que falar com a equipa de serviço ao cliente.
Lição 4: Reconheça o medo dos funcionários de serem substituídos.
Quando os funcionários percebem que a transformação digital pode ameaçar seus empregos, eles podem, consciente ou inconscientemente, resistir às mudanças.
Se a transformação digital se revelar ineficaz, a administração acabará por abandonar o esforço e seus empregos serão salvos (ou assim o pensam os funcionários).
É fundamental que os líderes reconheçam esses medos e enfatizem que o processo de transformação digital é uma oportunidade para os funcionários atualizarem os seus conhecimentos e adequarem-se ao mercado do futuro.
Lição 5: Traga uma cultura de start-up para dentro.
As start-ups são conhecidas pela agilidade na tomada de decisões, prototipagem rápida e estruturas planas.
O processo de transformação digital é inerentemente incerto: as mudanças são feitas de forma provisória e depois ajustadas;
As decisões precisam ser feitas rapidamente; e grupos de toda a organização precisam envolver-se.
Como resultado, as hierarquias tradicionais atrapalham. É melhor adotar uma estrutura organizacional plana que seja mantida um tanto separada do resto da organização.
A mentalidade a adoptar é que a mudança é boa, permanente e impossível de contrariar. Sem esta mentalidade, não há Transformação Digital que possa funcionar em pleno.
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